quinta-feira, julho 15, 2004

Onde estão os ambientalistas?

Crimes contra a Natureza aumentam


Os guardas da GNR especializados em crimes contra a Natureza registaram mais de 4300 infracções nos primeiros cinco meses de 2004, quase tanto como em todo o ano de 2002, segundo estatísticas daquela força militarizada.

A deposição ilegal de lixo e as descargas de esgotos e resíduos representaram quase metade do total de registos, correspondendo a 2023 das infracções detectadas. A GNR detectou também 655 infracções às leis do ordenamento do território, com destaque para as construções sem licença. A poluição das águas mereceu o levantamento de 389 processos de infracção e de crime.

E onde estão os ambientalistas?

5 Comments:

Blogger Luís Ricardo Ferreira said...

A GNR tem uma extensão que chama Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente(SEPNA), uma ideia do ex-Ministro da Administração Interna, Severiano Teixeira. É uma ideia baseada em organismos congéneres de Espanha e França. A acção discreta e sistemática do SEPNA tem somado elogios e reconhecimento dos cidadãos e dos sectores ambientalistas. Os ambientalistas já nem se queixam ao Ministério do Ambiente- chamam a polícia! É no terreno onde andam os ambientalistas, são eles que fazem as denúncias dos crimes ambientais a que a SEPNA põe cobro! E a participação dos ambientalistas não fica por aqui: todos os anos são ministrados cursos de formação em áreas específicas para melhorar os conhecimentos técnicos, que vão desde a educação ambiental até à identificação e manuseamento de animais selvagens, passando pelo aprofundamento das normas técnicas e legais da qualidade do ar, resíduos, urbanismo, etc..... e advinhem quem está capacitado para tal!!!!!!

10:39 da tarde  
Blogger Luís Ricardo Ferreira said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10:46 da tarde  
Blogger agricultor said...

Nunca vi ambientalistas, promoverem manifestações por serem feitas decargas de esgotos em rios, muito menos pelas descargas industriais que continuam a matar milhares de peixes... Numa ribeira alentejana, ocorrem muitas dessas descargas, o que se vê lá são peixes mortos e os habitantes indignados... ambientalistas, nem ve-los... Será que é por não dar tanto protaginismo aos mesmos, ou porque andam mais preocupados com casos mediáticos, embora com muito menos prejuizo para a natureza...?

11:57 da tarde  
Blogger agricultor said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:03 da manhã  
Blogger agricultor said...

As termoelectricas, são altamente poluentes, e nunca vi nenhuma manifestação contra o seu funcionamento... No entanto, vejo que continuam a manifestar-se contra a aproveitamento de energias renovaveis, que não trarão danos significativos para o meio ambiente.

12:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home